A Quinzena do Consumidor acaba em breve. Garanta agora 35% de desconto e 12X. Use o cupom CONSUMIDOR2025.

Dependências Digitais: saúde mental na era tecnológica
Início mensal
Pós-graduação online
375 horas


Detalhes do curso
A hiperconexão mudou o mundo. Mude sua prática.
Acesse o Guia do Curso

Guia do Curso
Baixe gratuitamente o guia e conheça todos os detalhes do curso, como metodologia, formato das avaliações e muito mais.
Confira as disciplinas
Fundamentos das Dependências Digitais
Cristiano Nabuco
Evelyn Eisenstein
Eduardo Jorge
Cornelia Balliero Martini
Felipe Augusto Botelho
Saúde Mental, Telas e Infância
Cristiano Nabuco
Evelyn Eisenstein
Eduardo Jorge
Neurociência e Psicopatologia das Dependências Digitais
Maria Christina dos Santos
Cyberbullying, Grooming, Sexting e Segurança Digital
Cineiva Campoli Paulino Tono
Transtorno do Jogo Online
Mirella Mariani
Clínica Psicológica e Dependências Digitais: contribuições da TCC
Cristiano Nabuco
Cornelia Balliero Martini
Felipe Augusto Botelho
Intervenções para a Dependência Digital em Ambientes Escolares
Carolina van der Laars Ribeiro
Fabio Nudge Pereira
Victor Henrique Visocki
Intervenções para a Dependência Digital na Família
Sylvia Van Enk
Saúde Mental Digital nas Organizações e Bem-estar no Trabalho
Edwiges Parra
Gestão de Carreira e Consultório
José Knopfholz
Ética
Humanização no Atendimento em Saúde
Ricardo Antônio Correia Lima
Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Lucas Cottini F. Passos
Projeto Integrador
Cristiano Nabuco
Conheça quem faz parte

Cristiano Nabuco de Abreu
Psicólogo clínico, PhD em Psicologia Clínica e especialista em dependência tecnológica.
Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho - Portugal e Pós-Doutor pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
ENSINA: Fundamentos das Dependências Digitais, Saúde Mental, Telas e Infância, Clínica Psicológica e Dependências Digitais: contribuições da TCC e Projeto Integrador

Evelyn Eisenstein
Médica, doutora em Nutrição e especialista em Medicina de Adolescentes.
Médica, mestre em Endocrinologia (UFRJ) e doutora em Nutrição (USP). Professora-doutora da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, atua no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) e dirige o Centro de Estudos Integrados da Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS). Coordenadora do GT de Saúde Digital da SBP. Coordena a Saúde de Crianças e Adolescentes na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e o Projeto ESSE (Ética, Segurança, Saúde e Educação).
ENSINA:
Fundamentos das Dependências Digitais e Saúde Mental, Telas e Infância

Edwiges Parra
Psicóloga, palestrante, professora de educação executiva e colunista.
Psicóloga, coach executiva, palestrante, professora de educação executiva e colunista das revistas Você RH e Você S/A. Pós-graduada em Master in Business and Knowledge Management pelo CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) da COPPE/UFRJ e especialista em Recursos Humanos. Fundadora da Emind Desenvolvimento Humano e Bem-Estar Mental, empresa voltada para treinamentos, palestras e workshops no ambiente corporativo, com foco em educação executiva, saúde mental e bem-estar digital.

Alessandra Borelli
Advogada especialista em direito digital, ética e proteção de dados.
Advogada, sócia do Opice Blum Advogados e head da área de Desenvolvimento, Atualização e Capacitação em Ética, Direito Digital e Proteção de Dados. Sócia e CEO da Opice Blum Academy, lidera iniciativas para a capacitação de profissionais em temas estratégicos da era digital. Fundadora do Instituto Educando Direito, atua na promoção da educação jurídica e digital. Diretora do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP, contribui para o desenvolvimento de políticas de segurança digital e proteção de dados. Possui especialização em Tecnologias e Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação Corporativa pela FGV/SP. Cargo: Sócia do Opice Blum Advogados e CEO da Opice Blum Academy.

Mirella Mariani
Psicóloga. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento.
Psicóloga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie). Supervisora no Programa Ambulatorial do Jogo do IPq-HCFMUSP, atua com foco em transtornos do impulso e dependências comportamentais. Possui experiência em avaliação neuropsicológica, TDAH e desenvolvimento de tecnologias para teleatendimento, com ênfase no tratamento de transtornos emergentes, como o transtorno do jogo.
ENSINA:
Transtorno do Jogo Online

José Knopfholz
Diretor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina Interna e gestor universitário há 18 anos. Formação em Educação em Saúde pela Harvard Macy. Professor há 5 anos da especialização em Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é membro da comissão do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e da comissão julgadora nacional do título de especialista em Cardiologia. Durante a carreira de educação, foi professor de 11 cursos de graduação, 46 de pós-graduação, preceptor, membro do NDE, coordenador de curso de Medicina, coordenador regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), coordenador de pós-graduação e atualmente é decano (diretor) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
ENSINA:
Gestão de Carreira e Consultório

Ricardo Antônio Correia Lima
Cirurgião-geral pela UFRJ.
Cirurgião-Geral pela UFRJ. MBA em Administração pelo COPPEAD, UFRJ.
ENSINA: Humanização em Atendimento em Saúde

Lucas Cottini da Fonseca Passos
Médico anestesiologista pela UFRJ.
Médico Anestesiologista pela UFRJ.
ENSINA: Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Eduardo Jorge
Neuropediatra, PhD em Saúde da Criança.
Médico, doutor em Saúde da Criança (Fiocruz) e especialista em Neuropediatria. Com ampla experiência em saúde digital e neurofisiologia, coordena a disciplina de Medicina de Adolescentes e é referência em diagnóstico e pesquisa sobre neurologia e adolescência.
ENSINA:
Fundamentos das Dependências Digitais e Saúde Mental, Telas e Infância

Fabio Nudge Pereira
Especialista em Consciência Digital e autor do livro Assuma o Controle das suas Telas.
Autor best-seller de sete livros, incluindo Assuma o Controle das Suas Telas (2023), Infobesity (2023) e Consciência Digital® (2019). Reconhecido internacionalmente, já palestrou em grandes palcos na China, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Austrália e no TEDx. Foi eleito Melhor Palestrante do Brasil na categoria Saúde Física e Mental em 2024 pelo concurso The Best Speaker Brasil. Especialista em comportamento digital, atuou por mais de 23 anos em cargos de liderança em multinacionais de inovação e transformação digital, como ThoughtWorks e Red Hat. Foi colunista da Forbes, jurado da NASA e possui formação em Ciência da Computação pela UFPB, com especialização em dependências tecnológicas pela UCS. Cargo: Líder da iniciativa Open Innovation Labs na Red Hat. Ensina:Intervenções para a dependência digital em ambientes escolares

Maria Christina dos Santos
Advogada e assistente social, especialista em políticas públicas e proteção da infância.
Advogada e assistente social com mestrado em Planejamento Público (UTFPR). Especialista em proteção integral à infância, atuou em medidas socioeducativas e como consultora em políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Foi representante da OAB/PR no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e desenvolveu projetos pioneiros no atendimento socioeducativo.
ENSINA:
Neurociência e Psicopatologia das Dependências Digitais

Sylvia Van Enck
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e Dependências Tecnológicas.
Psicóloga clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC-SP), mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP. Terapeuta comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua em consultório particular e é coautora de artigos científicos e capítulos de livros sobre Dependências Tecnológicas e Terapia Familiar. Palestrante em instituições de ensino, associações e mídia. Desde 2007, é profissional do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PROAMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
ENSINA:
Intervenções para a dependência digital na família

Victor Henrique Visocki
Psicólogo clínico e especialista em cultura digital.
Psicólogo clínico, pesquisador e consultor organizacional. Mestrando em Educação pela UFPR, atua com mediações educativas e pesquisa sobre cibercultura, pós-verdade e comportamento digital. Autor do livro Psicologia da Informação e Comunicação.
ENSINA:
Intervenções para a dependência digital em ambientes escolares

Felipe Augusto Botelho
Psicólogo Clínico, especialista em Terapias Cognitivas, com experiência em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Psicólogo clínico com especialização em terapias cognitivas, com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), atuando no atendimento de adolescentes e adultos. Desde 2016, é colaborador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atua na promoção do bem-estar psicológico por meio de abordagens inovadoras e evidence-based para o tratamento de diversas questões emocionais e comportamentais.

Cornelia Balliero Martini
Psicóloga especialista em Transtornos do Controle do Impulso.
Psicóloga, especialista em Transtornos do Controle do Impulso pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC-FMUSP). Colaboradora da Equipe de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI - IPq-HC-FMUSP) de 2012 a 2024, com atuação focada nos impactos psicológicos das tecnologias e no tratamento de transtornos relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Membro da Associação Matera.
ENSINA:
Fundamentos das Dependências Digitais e Clínica Psicológica e Dependências Digitais: contribuições da TCC

Carolina van der Laars Ribeiro
Engenheira especialista em uso consciente da tecnologia e proteção digital.
Engenheira e especialista em desenvolvimento humano, com foco na promoção do uso consciente da tecnologia e na proteção na era digital. Sócia-diretora da NAVE Desenvolvimento Humano, lidera iniciativas desde 2019 para equilibrar tecnologia e natureza, fortalecer conexões em família e promover o desenvolvimento de virtudes. Colabora com a REDE E.S.S.E. Mundo Digital e a Associação MATERA, estudando o impacto digital nas atuais e futuras gerações. É especialista em psicologia comportamental aplicada às dependências tecnológicas, com experiência em curadoria de projetos e conscientização sobre riscos e benefícios das tecnologias.
ENSINA:
Intervenções para a Dependência Digital em Ambientes Escolares

Cristiano Nabuco de Abreu

Evelyn Eisenstein

Edwiges Parra

Alessandra Borelli

Mirella Mariani

José Knopfholz

Ricardo Antônio Correia Lima

Lucas Cottini da Fonseca Passos

Eduardo Jorge

Fabio Nudge Pereira

Maria Christina dos Santos

Sylvia Van Enck

Victor Henrique Visocki

Felipe Augusto Botelho

Cornelia Balliero Martini

Carolina van der Laars Ribeiro
Como sua formação será conduzida
Pós-graduação com até 35%OFF em 12x com o cupom CONSUMIDOR2025. Aproveite a Quinzena do Consumidor até 05/04. Resgate o cupom com o consultor
Investimento
Parcelamento em até 18x no cartão de crédito ou 24x no boleto ou pix
De:* | Por**: |
---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Os valores estão sujeitos a alterações de acordo com o método de pagamento escolhido.
No cartão de Crédito em até 18x de:
R$ @mensalidade
ou a vista de R$ @valorTotal
, por: R$ @valorParcela
- Curso online
- Professores referência
- Início mensal
- Carga horária: 375h
- Certificado PUCPR
Dê o primeiro passo para o seu futuro!
Formulário enviado com sucesso!
Organização parceira:


Certificado PUCPR
A Pós Artmed é a certificação que abrirá as portas em sua carreira. Reconhecido pelo MEC, o certificado é emitido pela PUCPR, instituição de ensino superior de prestígio nacional e internacional.
Você impactará a sua vida e a de seus pacientes por meio de uma formação de excelência, chancelada por grandes nomes da educação brasileira. Esta é a forma de atribuir ainda mais valor à sua jornada profissional.

Cursos relacionados
Condições Exclusivas l Aplique o CUPOM EXTRA10 ao finalizar a inscrição e conquiste 2025 com preços de 2024

Terapia Cognitivo-Comportamental
O conhecimento teórico-prático que você precisa para diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes.

Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes
A especialização para profissionais interessados em desenvolver competências profissionais nesta etapa do desenvolvimento.

Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância
Especialização para profissionais desenvolverem competências na área da infância (0 a 12 anos), abrangendo habilidades teóricas e práticas.